Volto Já!

Ascensão do Senhor (Ano B)
Mc 16, 15-20

P. Abel Ferreira | Paróquia de Monte Abraão

Desafio-te:

Acolhe esta missão à tua volta: na casa, na família, na escola, no prédio, anuncia que Jesus subiu aos Céus!

Descarrega: PDF | Video

Partilha:

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos

Naquele tempo, Jesus apareceu aos Onze e disse-lhes: «Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda a criatura. Quem acreditar e for baptizado será salvo; mas quem não acreditar será condenado. Eis os milagres que acompanharão os que acreditarem: expulsarão os demónios em meu nome; falarão novas línguas; se pegarem em serpentes ou beberem veneno, não sofrerão nenhum mal; e quando impuserem as mãos sobre os doentes, eles ficarão curados». E assim o Senhor Jesus, depois de ter falado com eles, foi elevado ao Céu e sentou-Se à direita de Deus. Eles partiram a pregar por toda a parte, e o Senhor cooperava com eles, confirmando a sua palavra com os milagres que a acompanhavam.
Palavra da salvação.

(Mc 16, 15-20)

Estamos a celebrar o domingo da Ascensão do Senhor. É como se Jesus dissesse: "Bom, eu deixo-vos agora aqui um trabalho, vou lá acima, retiro-me, mas volto. Não da forma, com este corpo, mas de uma outra forma: com o Espírito Santo".

Ora, estamos a celebrar esta solenidade da Ascensão. Há em Jerusalém uma igreja onde os cristãos representaram esta Ascensão, digamos assim, com uma igreja, com uma cúpula aberta, precisamente para significar esta subida de Jesus ao céu. Ora, mas não é isto que se trata exatamente. Então o que é que Jesus… O que é que nós estamos a celebrar nesta solenidade? O que é que Jesus nos quer dizer com este Evangelho de hoje?

Em primeiro lugar deixa uma missão aos discípulos: "Ide por todo o mundo". Repara, Jesus não faz a coisa por menos, não diz: "Vai só aqui num raio de quatro, cinco, seis quilómetros quadrados". Não! "Ide por todo o mundo". Deixa aos discípulos esta tarefa de espalhar o Evangelho por toda a parte. Que tarefa tão ambiciosa. E tu? Estás disposto a entrar nesta missão? O que é que tu achas que Jesus quer de ti? Qual é o teu lugar aqui?

O segundo aspeto importante deste Evangelho é este: Jesus não deixa a tarefa da evangelização àqueles que eram os profissionais do assunto, que sabiam tudo sobre a religião, que não tinham medo, que tinham toda a confiança. Não! Ele conhecia os onze. Ele sabia as suas fragilidades, sabia os seus problemas, sabia aquilo que eles podiam ou não podiam fazer. Como a ti, hoje. Jesus quando te diz: "Ide por todo o mundo. Tu vai! Vai em missão. Vai evangelizar.", não te pede mais do que aquilo que tu não podes dar. Estás disposto a isto? A falar de Jesus a alguém? Estás disposto a dar a tua vida? O que é que tu achas que o Senhor quer de ti? Se calhar pode ser para tu seres um missionário longe, em África, na Ásia, em tantos sítios, onde não se conhece o Evangelho. Ou então à tua porta... Na tua escola... Na tua família... No teu prédio... Até onde tu estás disposto a ir?

Bom domingo da Ascensão.

P. Abel Ferreira

Newsletter

Subscreve já a nossa newsletter e recebe em primeira mão cada novo episódio.