Santidade para Todos!

Todos os Santos (Ano C)
Jo 7, 2-4.9-14

P. Bernardo Trocado | Paróquia de Algés

Desafio-te:

Procura a história de um santo. Descobre na simplicidade da sua vida, o que levou a que se tornasse santo.

Descarrega: PDF | Video

Partilha:

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João

Naquele tempo: Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os discípulos aproximaram- se, e Jesus começou a ensiná-los: 'Bem-aventurados os pobres em espírito Bem-aventurados os aflitos Bem-aventurados os mansos. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça. Bem-aventurados os misericordiosos. Bem-aventurados os puros de coração. Bem-aventurados os que promovem a paz. Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça. Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim. Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus.'

(Jo 7, 2-4.9-14)

Hoje é dia de Todos os Santos e escutávamos agora, no Evangelho, o início do Sermão da Montanha. Jesus começa o seu sermão… E víamos que Jesus neste início do sermão insiste e insiste na felicidade. Ele repete nove vezes o termo bem-aventurados. Jesus quer-nos ensinar a santidade. Neste dia de Todos os Santos, a santidade que Jesus nos mostra e propõe, não é uma questão de deixar coisas por fazer ou ser uma chatice, grandes sacrifícios. A felicidade, essa é que é a questão, a felicidade! O grande fruto da santidade, que Jesus nos traz, é a felicidade.

Depois, nós vemos este sermão, este início de sermão, e vemos que Jesus sobe à montanha. Jesus sobe à montanha para dizer o quê? Santidade! Santidade com Jesus é subir com Jesus. É ser elevados por Jesus. É ter uma vida que tem uma medida alta, não uma medida baixa, uma medida alta. Essa é a medida do amor. Nós vemos que ir à montanha com Jesus… No fundo, esse é o habitat de Deus. Nós vemos na Bíblia como a montanha é o lugar privilegiado de estar com Deus. E, por isso, os santos são aqueles que já estão no Céu. Aqui na terra, já estão no Céu, já vivem no Céu. Já vivem com essa grande altura.

E, depois, nós vemos no início do Sermão… Para quem é que Jesus fala? A quem é que Jesus dirige estas palavras? Jesus fala para as multidões. Nós não vemos Jesus a falar para uma elite. Não vemos Jesus a falar para os especialistas da religião, para os bem comportados. Não! Jesus fala para a multidão! Ali está toda a gente. Toda a gente que nós possamos imaginar, está ali à frente de Jesus. E Jesus propõe a todos este caminho da santidade.

Mas podemos perguntar: a santidade é para quem? A santidade é para ti, é para ti! O santo que Deus quer és tu! Não é outra pessoa especial. Não é outro que tu possas imaginar. Não é um que já tenhas lido nos livros da igreja. Não! És tu! É para ti! A santidade é para ti! Jesus dirige estas palavras para ti. E se tu queres ser feliz na vida, se queres ser verdadeiramente feliz, com a felicidade que aguenta, uma felicidade consistente, então decide hoje, decide hoje fazer parte destes que sobem à montanha com Jesus, que são elevados com Jesus, que são felizes com Jesus. Decide hoje, também tu, ser santo.

P. Bernardo Trocado

Newsletter

Subscreve já a nossa newsletter e recebe em primeira mão cada novo episódio.