Prepara-te!

1.º Domingo Advento (Ano A)
Mt 24, 37-44

P. Jorge Sobreiro | Paróquia do Livramento

Desafio-te:

Nesta semana, examina a tua vida. Faz um exame de consciência e prepara-te para receber o Senhor!

Descarrega: PDF | Video

Partilha:

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Como aconteceu nos dias de Noé, assim sucederá na vinda do Filho do homem. Nos dias que precederam o dilúvio, comiam e bebiam, casavam e davam em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca; e não deram por nada, até que veio o dilúvio, que a todos levou. Assim será também na vinda do Filho do homem. Então, de dois que estiverem no campo, um será tomado e outro deixado; de duas mulheres que estiverem a moer com a mó, uma será tomada e outra deixada. Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia virá o vosso Senhor. Compreendei isto: se o dono da casa soubesse a que horas da noite viria o ladrão, estaria vigilante e não deixaria arrombar a sua casa. Por isso, estai vós também preparados, porque na hora em que menos pensais, virá o Filho do homem.
Palavra da Salvação.

(Mt 24, 37-44)

Olá! Celebramos, neste domingo, o primeiro domingo do Advento. O novo ano litúrgico que estamos a iniciar. No Advento, como tu sabes, vamo-nos preparando para celebrar o Natal. Mas, acima de tudo, vamo-nos preparando para acolhermos Jesus na nossa vida.

No Advento, nós celebramos a vinda de Jesus. Aquela vinda histórica que já aconteceu e que nós sabemos, que conhecemos, que está documentada, que aconteceu há dois mil anos. Preparamo-nos também para celebrar aquela vinda de Jesus, que Ele prometeu que há de vir, que não sabemos nem o dia nem a hora. Mas, principalmente, celebramos a vinda de Jesus ao hoje, ao hoje da tua vida, ao hoje da minha vida. Esta vinda que acontece aqui e agora, em cada dia e em cada momento da vida de cada um de nós.

E, por isso, neste Evangelho deste domingo, Jesus diz-nos duas coisas muito importantes. Primeiro: estarmos vigilantes. Segundo: estarmos preparados. No fundo, é o mesmo. É a preparamo-nos para acolher o Senhor que vem à nossa vida. E, se este convite o Senhor o fez há dois mil anos, o Senhor volta hoje a renovar esse mesmo convite para ti e para mim.

E, por isso, o grande desafio para esta semana é, acima de tudo, a que todos nós Igreja, todos nós cristãos saibamos olhar para o nosso coração e para a nossa vida e procurarmos perceber: Estamos preparados para O acolher? Será que sim? Será que não? Isso é uma resposta que cada um de nós tem que dar, é verdade. Mas o desafio, esse fica feito: é estarmos preparados, é estarmos vigilantes para receber o Senhor.

Por isso, olha: O que é que vamos fazer? Fazer um exame de consciência, acima de tudo. Cada um de nós é convidado a olhar para a sua vida, a olhar para a sua história e a perceber: “estou preparado ou não?”. Se estou, ótimo. Se não estou, ótimo na mesma. Porquê? Porque nos podemos converter, porque podemos mudar. E, por isso, ao longo desta semana faz um exame de consciência, olha para a tua vida e vê aquilo que precisas de mudar para estares preparado para acolher o Senhor, que vem ao hoje da tua vida, em cada dia e em cada momento.

Quero-te desejar, assim, um santo tempo do Advento. E não tenhas medo! Examina a tua vida. Faz um exame de consciência. E prepara-te para receberes o Senhor.

P. Jorge Sobreiro

Newsletter

Subscreve já a nossa newsletter e recebe em primeira mão cada novo episódio.