O Mundo Mudou!

Imaculada Conceição (Ano B)
Lc 1, 26-38

P. Carlos Gonçalves | Serviço da Juventude

Desafio-te:

Em cada manhã, lê o evangelho do dia e diz sim a Deus: procura vivê-lo!

Descarrega: PDF | Video

Partilha:

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas

Naquele tempo, o Anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré, a uma Virgem desposada com um homem chamado José, que era descendente de David. O nome da Virgem era Maria. Tendo entrado onde ela estava, disse o Anjo: «Ave, cheia de graça, o Senhor está contigo». Ela ficou perturbada com estas palavras e pensava que saudação seria aquela. Disse-lhe o Anjo: «Não temas, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Conceberás e darás à luz um Filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande e chamar-Se-á Filho do Altíssimo. O Senhor Deus Lhe dará o trono de seu pai David; reinará eternamente sobre a casa de Jacob e o seu reinado não terá fim». Maria disse ao Anjo: «Como será isto, se eu não conheço homem?». O Anjo respondeu-lhe: «O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso o Santo que vai nascer será chamado Filho de Deus. E a tua parenta Isabel concebeu também um filho na sua velhice e este é o sexto mês daquela a quem chamavam estéril; porque a Deus nada é impossível». Maria disse então: «Eis a escrava do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra».
Palavra da salvação.

(Lc 1, 26-38)

No Evangelho desta Solenidade da Imaculada Conceição somos convidados a entrar num diálogo. Não é um diálogo qualquer. Deste diálogo depende o futuro da humanidade. É um diálogo muito importante. Deus fala a uma jovem. Se calhar uma jovem da tua idade ou até um pouco mais nova. E o que é que lhe diz? Bom, chama-lhe a cheia de graça pela boca do anjo. E isso mostra-nos já uma coisa impressionante. É que Deus desde sempre pensou nela. Olhou-a. Amou-a. E, por isso, dirige-lhe agora a palavra. Também é assim connosco. Também é assim contigo. O Senhor desde sempre te olhou, te amou e te dirige a palavra. E o que é que diz à Virgem Maria? Diz o melhor. Diz o melhor que ela podia ouvir: que vai ser a mãe de Jesus, que Jesus vai aparecer no seu seio. E o que é que diz a ti? O melhor. O melhor do que tu precisas. Agora, qual será a resposta? Sabemos qual foi a resposta da Virgem Maria. Mas qual será a tua?

Antes, Nossa Senhora, Maria, faz perguntas a Deus. E é bom que tu também faças perguntas a Deus. O que vai ser da minha vida? Como dar testemunho cristão na escola, na universidade, se calhar, no trabalho? O que vai ser a minha vocação? Faz perguntas a Deus, porque o Senhor responde. Respondeu a Maria e responde-te a ti. E a resposta, pode dizer-se assim, Deus é que faz. Deus é que realiza. Se confiares no Senhor, como confiou a Virgem Maria, então Deus trata de tudo. É o seu Espírito que vai realizar esta obra em ti.

A resposta de Maria fez surgir Jesus no seu seio. E, também, percebemos agora porque é que ela é chamada Imaculada Conceição. Porque estava a ser preparada desde sempre para esta hora, a hora em que ia passar a ser mãe de Jesus. É verdade, de certeza, nenhum de nós pode vir a ser concebido imaculadamente. Mas pode, cada um de nós, responder “sim” à palavra de Deus. Escutamos uma palavra e se lhe obedecemos, confiamos na ação do Espírito Santo. Então acontece o mesmo que aconteceu à Virgem Maria: surge Jesus no nosso seio, no nosso coração, na nossa vida. E o mundo muda. Pode parecer que fica o mesmo, mas não fica. O mundo muda realmente. Para ti e para todos os que estão à tua volta o mundo fica diferente. Diz “sim” ao Senhor!

P. Carlos Gonçalves

Newsletter

Subscreve já a nossa newsletter e recebe em primeira mão cada novo episódio.