Mailbox

6.º Domingo Páscoa (Ano C)
Jo 14, 23-29

P. Luís Pardal | Paróquia de Manteigas

Desafio-te:

Esta semana abre a Bíblia ao calhas e descobre o que Jesus tem para te dizer.

Descarrega: PDF | Video

Partilha:

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Quem Me ama guardará a minha palavra e meu Pai o amará; Nós viremos a ele e faremos nele a nossa morada. Quem Me não ama não guarda a minha palavra. Ora a palavra que ouvis não é minha, mas do Pai que Me enviou. Disse-vos estas coisas, estando ainda convosco. Mas o Paráclito, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos recordará tudo o que Eu vos disse. Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz. Não vo-la dou como a dá o mundo. Não se perturbe nem se intimide o vosso coração. Ouvistes que Eu vos disse: Vou partir, mas voltarei para junto de vós. Se Me amásseis, ficaríeis contentes por Eu ir para o Pai, porque o Pai é maior do que Eu. Disse-vo-lo agora, antes de acontecer, para que, quando acontecer, acrediteis».
Palavra da Salvação.

(Jo 14, 23-29)

Normalmente, é na caixa de correio que se guardam as palavras até que elas cheguem verdadeiramente a ti. Quando chegas e abres a caixa do correio a surpresa é grande... O que estará lá dentro? Depois, ainda há um envelope por rasgar. As palavras ficam ali guardadas e só se tornam reais quando tu abres a porta da caixa do correio, quando rasgas o envelope e as conheces.

É assim com a Palavra que Jesus te dá. Ela vai chegando à tua vida... Vai chegando à tua caixa de correio, ao teu coração. No entanto, muitas são as vezes em que tu não abres a caixa do correio nem sequer queres saber a correspondência que está lá dentro. Rasgar o envelope é uma atitude difícil para um cristão. Ouvir a Palavra é o grande desafio. Mas Jesus diz-te, ainda agora, que só aquele que ouve a Palavra e a guarda, só nesse é que Deus tem morada. Como pode Deus fazer morada em nós? Como pode Ele encontrar um espaço onde possa habitar? Jesus usa a palavra “guardar”, pelo menos, três vezes neste texto do Evangelho. E com ela Jesus quer-te dizer que quer entrar em ti, quer estar contigo, quer dar-te a conhecer todas as coisas. Parece quase impossível.

Na verdade, Jesus, juntamente com a carta que te envia todos os dias, também te envia um dicionário das edições Amor. Só Ele te dá a conhecer todas as coisas. Só Ele te capacita. Jesus quis-lhe chamar de outra forma. Chamou-lhe o Paráclito, o Consolador, o Espírito Santo. Jesus quis com Ele dar-te a conhecer, a saber toda a verdade, que é Ele ressuscitado e a querer agir em ti.

O desafio para ti, esta semana, o que o Evangelho te propõe: deixa que a Palavra habite em ti. Escuta-O. Ouve-O. Uma ideia para esta semana: abre a tua Bíblia, ao calhas, na página em que te calhar. Tenho a certeza que Jesus te vai dizer alguma coisa. Depois guarda-o. Guarda-o na oração, até que chegue a hora em que entendas, até que chegue a hora em que tenhas a coragem para abrir a caixa do correio.

P. Luís Pardal

Newsletter

Subscreve já a nossa newsletter e recebe em primeira mão cada novo episódio.