Escandaliza-te

21.º Domingo Tempo Comum (Ano B)
Jo 6, 60-69

P. Paulo Araújo | Paróquia de Arroios

Desafio-te:

Quais são as palavras de Jesus que entendes muito bem, mas não te apetece responder? Faz-Lhe perguntas! Tem coragem de O seguir! Escandaliza-te!

Descarrega: PDF | Video

Partilha:

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João

Naquele tempo, muitos discípulos, ao ouvirem Jesus, disseram: «Estas palavras são duras. Quem pode escutá-las?». Jesus, conhecendo interiormente que os discípulos murmuravam por causa disso, perguntou-lhes: «Isto escandaliza-vos? E se virdes o Filho do homem subir para onde estava anteriormente? O espírito é que dá vida, a carne não serve de nada. As palavras que Eu vos disse são espírito e vida. Mas, entre vós, há alguns que não acreditam». Na verdade, Jesus bem sabia, desde o início, quais eram os que não acreditavam e quem era aquele que O havia de entregar. E acrescentou: «Por isso é que vos disse: Ninguém pode vir a Mim, se não lhe for concedido por meu Pai». A partir de então, muitos dos discípulos afastaram-se e já não andavam com Ele. Jesus disse aos Doze: «Também vós quereis ir embora?». Respondeu-Lhe Simão Pedro: «Para quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. Nós acreditamos e sabemos que Tu és o Santo de Deus».
Palavra da salvação.

(Jo 6, 60-69)

Olá! Bom domingo! Então as férias, estão a correr bem? Este domingo nós escutamos um trecho do Evangelho de São João. Jesus dirige-se aos discípulos falando sobre o Pão de Vida e diz-lhes: “Quem não comer a minha carne e não beber o meu sangue, não terá vida comigo.”. Toda a gente está chocada. Há mesmo algumas pessoas que se vão embora. Viram as costas a Jesus e vão embora. Diante disto, sabes o que é que Jesus fez? Diante destas palavras e desta partida daquela gente, Jesus não retirou aquilo que disse. Não disse: “Deixa estar. Não, não, não é bem assim. Venham cá! Venham cá!”. Ele pergunta aos doze, aos apóstolos: “E vocês, também querem ir embora?”. E Pedro dá-lhe uma resposta surpreendente: “Senhor, a quem iremos? Só tu tens palavras de vida eterna.”.

Não sei se já te aconteceu, a dada altura escutar palavras do Evangelho que te escandalizam, que mexem com a tua vida e dizes: “Mas porque é que Jesus disse isso?”. Palavras que vêm ao teu encontro e que te incomodam. Às vezes nós perguntamos: “Gostaste do Evangelho?”. E há palavras que nós não devemos gostar. Amar os inimigos não é uma Palavra fácil de ouvir. Não é uma Palavra que eu propriamente gosto. Mas sei que é a Palavra de Jesus e isso é que faz todo o sentido. Mas é difícil de ouvir. Perdoar a quem me ofendeu não é fácil. E essa Palavra às vezes escandaliza-me na minha própria vida e às vezes não apetece nada seguir por aí. Fazer o bem a quem me fez mal? “Ai! Não faltava mais nada!”. São estas Palavras que nos escandalizam. E a ti? E na tua vida? Quais são as Palavras de Jesus que te escandalizam? Quais são aquelas Palavras que tu preferias não ouvir, nem saber, nem querer conhecer? Porque se metem com a tua vida, com a tua história. Porque te questionam se estás a viver, de facto, segundo aquilo que Jesus diz e que é o melhor, o caminho da vida, o caminho da felicidade. Ou então nem por isso.

Ao mesmo tempo, gostava de te perguntar… Será que nunca experimentaste na tua vida e no teu coração Palavras que mexem contigo, Palavras que te enchem de alegria, Jesus falando contigo e respondendo às tuas perguntas, enchendo de alegria e de felicidade o teu coração? Não fizeste tu a experiência de Pedro que diz: “Senhor, mas onde é que eu posso ir? Só tu tens palavras que mudam a minha vida!”. E o que é que vais fazer tu? Que decisão vais tomar?

Um dia, um bispo pregava um retiro sobre a Palavra de Deus e uma senhora, no final duma palestra, vem ter com ele e disse: “Ah! Senhor bispo... Sabe, preocupa-me tanto, às vezes, há Palavras de Deus que eu não entendo!”. E o bispo respondeu-lhe: “Ó minha senhora, sabe a mim o que é que me preocupa? São aquelas que eu entendo muito bem!”. Quais são as Palavras de Jesus que tu entendes muito bem e que não te apetece responder? Quais são os desafios que Ele te faz à felicidade e que tu tens medo de alcançar e que tens medo de dizer sim? Não é Ele que tem Palavras de vida eterna? Então, tem a coragem de o seguir. Ânimo! Boas férias! Boa caminhada com Jesus!

P. Paulo Araújo

Newsletter

Subscreve já a nossa newsletter e recebe em primeira mão cada novo episódio.