Corpo de Deus

Corpo de Deus (Ano A)
Jo 6, 51-58

P. Abel Ferreira | Paróquia de Monte Abraão

Desafio-te:

Desafio-te a reflectir ao longo da semana:

  • Será que estás a alimentar-te do Corpo de Jesus?
  • E os teus pensamentos, aquilo que tu procuras fazer, é imitar Jesus?
  • Cuidas do Corpo de Jesus como cuidas do teu próprio corpo?

Descarrega: Sem PDF | Sem video

Partilha:

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: «Eu sou o pão vivo descido do Céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que Eu hei-de dar é a minha carne, que Eu darei pela vida do mundo». Os judeus discutiam entre si: «Como pode Ele dar-nos a sua carne a comer?». Jesus disse-lhes: «Em verdade, em verdade vos digo: Se não comerdes a carne do Filho do homem e não beberdes o seu Sangue, não tereis a vida em vós. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna; e Eu o ressuscitarei no último dia. A minha carne é verdadeira comida e o meu sangue é verdadeira bebida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e Eu nele. Assim como o Pai, que vive, Me enviou, e Eu vivo pelo Pai, também aquele que Me come viverá por Mim. Este é o pão que desceu do Céu; não é como aquele que os vossos pais comeram, e morreram; quem comer deste pão viverá eternamente».
Palavra da salvação.

(Jo 6, 51-58)

Acabaste de escutar o Evangelho do dia do Corpo de Deus. Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo também é assim chamado este dia. Então, mas se hoje é Domingo, porque é que tu escutaste este Evangelho? Bom, até há pouco tempo atrás, este dia era celebrado à Quinta-feira, precisamente para celebrar a instituição da Eucaristia. Mas, com a abolição do feriado civil, esta Solenidade é transferida para o Domingo seguinte depois da Santíssima Trindade.

Mas, repara nas palavras: Solenidade do Corpo do Deus. Então, mas afinal de contas Deus não é Espírito? Como é que Deus tem um corpo? Afinal, como é que é esta situação? Repara, Deus teve um corpo há dois mil anos, o Seu Filho Jesus Cristo. E, por isso, Jesus viveu com um corpo visível, morreu e ressuscitou. Mas, não foi só há dois mil anos que Jesus tinha um corpo, Jesus continua a ter um corpo, porque, afinal de contas, Ele continua vivo, no meio de nós, nós acreditamos nisto.

Como é que Jesus continua vivo? Como é que é o corpo de Deus? Onde é que ele está? Onde é que está o corpo de Deus hoje? Bom, o Corpo de Deus está em ti e está em mim. Nós, hoje, como membros da igreja somos realmente o Corpo de Deus. Somos esta presença viva, visível, porque o corpo vê-se, sente-se, toca-se e, portanto, pode-se relacionar uns com os outros. E, portanto, esta é a presença de Deus hoje.

Então, é isto mesmo que nós hoje celebramos: o Corpo de Deus. Repara nisto, como é que se trata de um corpo? Se tu és o Corpo de Deus, como é que tu cuidas do teu corpo? De manhã, quando te levantas, antes de saíres de casa, cuidas dele? Lavas a cara, tomas banho, tomas o pequeno-almoço e, portanto, estás a cuidar do corpo. Ao longo do dia, tomas várias refeições, fazes exercício físico, se sentes uma dor preocupaste com o teu corpo. Então se tu te preocupas com o teu corpo, Jesus também se preocupa com o Seu corpo, também se preocupa contigo e comigo.

Repara que Jesus diz-nos, no Evangelho “Quem comer desde pão viverá eternamente” e diz ainda “Eu Sou o pão vivo descido do céu”. Repara que quando Jesus diz isto para os judeus, eles tinham na memória uma situação importante do povo, que foi Deus que no deserto, alimentou o seu povo com o Maná. O deserto é o lugar onde não há nada ou há muito pouco alimento e, portanto, era preciso alguém com muito poder, alguém muito forte para dar esse alimento. Esse alguém hoje é quem para ti, para mim, bom… é Jesus. Como é que nós nos alimentamos do Corpo de Jesus? Não vamos comer a Sua carne, aliás Jesus usa estas imagens fortíssimas, não achas? “Eu Sou o pão vivo, quem comer do meu corpo, quem comer da minha carne viverá eternamente; quem beber do meu sangue terá a vida para sempre”. Repara que onde está a carne e o sangue de Jesus hoje? Bom, está no Sacramento da Eucaristia, que a igreja nos deixa.

Tu, precisas de te alimentar várias vezes ao dia, também na vida da fé se calhar precisas, ao longo da semana, de te ir alimentando. Como é que fazes isto? Bom, “não vou à missa todos dias”, mas é importante que ao Domingo ou ao Sábado à tarde não faltes. Porquê? Porque essa é uma presença fortíssima. Mas, tomas se calhar outras refeições ao longo da semana. Precisas da oração? Precisas de fazer um exame de consciência? Hum… Se calhar ao final do dia, antes de te deitar e olhares para a tua vida e veres que se realmente os teus gestos, as tuas atitudes, os teus pensamentos, se realmente foram os pensamentos de Jesus. Portanto, ao longo do teu dia, ao longo desta semana, olha para a tua vida e faz-te esta pergunta: será que estás realmente a alimentar-te do Corpo de Jesus? Será que realmente os teus pensamentos, aquilo que tu realmente procuras fazer é imitar Jesus? Será que cuidas do Corpo de Jesus como cuidas do teu próprio corpo, procurando a saúde, procurando alimentá-Lo, procurando cuidar d'Ele, procurando que tenhas uma vida saudável? Bom, se fazes isso com o teu corpo numa dimensão física, também o podes fazer, também o deves fazer na dimensão espiritual, na tua vida da fé. Boa semana!

P. Abel Ferreira

Newsletter

Subscreve já a nossa newsletter e recebe em primeira mão cada novo episódio.