Blessing People

Santa Maria Mãe de Deus (Ano B)
Lc 2, 16-21

P. Abel Ferreira | Paróquia de Monte Abraão

Desafio-te:

Todos os dias desta semana pede a bênção a alguém que te seja querido.

Descarrega: PDF | Video

Partilha:

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas

Naquele tempo, os pastores dirigiram-se apressadamente para Belém e encontraram Maria, José e o Menino deitado na manjedoura. Quando O viram, começaram a contar o que lhes tinham anunciado sobre aquele Menino. E todos os que ouviam admiravam-se do que os pastores diziam. Maria conservava todos estes acontecimentos, meditando-os em seu coração. Os pastores regressaram, glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, como lhes tinha sido anunciado. Quando se completaram os oito dias para o Menino ser circuncidado, deram-Lhe o nome de Jesus, indicado pelo Anjo, antes de ter sido concebido no seio materno.
Palavra da salvação.

(Lc 2, 16-21)

Hoje é dia 1 de Janeiro. O primeiro dia do ano. A Igreja celebra a Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus, ainda dentro da oitava do Natal. E, em primeiro lugar, gostava de te desejar felicidades. Um bom ano para ti. Certamente já desejaste muitas felicidades, um bom ano. Tu próprio já fizeste muitos projetos para este novo ano que agora está a começar.

A Igreja, na celebração de hoje, propõe-nos uma coisa: a bênção. Pergunta aos teus avós como é que eles se dirigiam, ao começar o dia, aos pais deles. Pediam-lhes a bênção. Hoje, se calhar, caiu em desuso. Tu já não pedes a bênção aos teus pais. Mas experimenta fazê-lo. A bênção é, antes de mais, este pedido que nós fazemos a alguém, normalmente mais velho, que nos abençoe, que envie sobre nós esta força de Deus. A bênção não é magia. Não é para que o ano te vá correr, assim, sem qualquer problema, que o dia corra de forma extraordinária. Mas tu, quando pedes a bênção, sentes de facto que és filho de Deus e que aquele que te dá a bênção pode pedir por ti, para que a tua vida neste dia seja diferente.

No Evangelho que escutámos vimos também que Nossa Senhora estava com S. José e com o Menino e apareceram umas visitas que foram ver onde é que eles estavam, tomar conta da situação. Quem eram essas pessoas? Os pastores. Se calhar estás a pensar numa ideia romântica dos pastores, de alguém com umas ovelhas, muito carinhosas, muito simpáticas. Repara que no tempo de Jesus estes homens, eram mais ou menos, aqueles de quem ninguém queria ouvir falar porque eram os rejeitados da sociedade, porque normalmente andavam com os rebanhos assim por cima das culturas. E portanto, ninguém gostava deles. Já reparaste que foi a estes, que são os últimos, aqueles que não apareciam nas comunicações sociais, de que ninguém falava e se falavam era normalmente por razões más… Foi a esses que foram primeiramente visitar Jesus? E tu já foste visitar Jesus? Já lhe disseste como queres que Ele seja, neste novo ano, o centro da tua vida? Diz-lhe isso!

E, olha, como desafio, ao longo desta próxima semana, de manhã, ao começares o teu dia, pede aos teus pais a benção, para que de facto o teu dia seja centrado em Cristo.

Mais uma vez, desejo-te um excelente ano de 2015.

P. Abel Ferreira

Newsletter

Subscreve já a nossa newsletter e recebe em primeira mão cada novo episódio.