Alegria Non Stop

4.º Domingo Advento (Ano C)
Lc 1, 39-45

P. Hugo Gonçalves | Seminário de Caparide

Desafio-te:

Nesta semana procura um amigo que esteja sozinho ou doente e leva-lhe a alegria de Jesus.

Descarrega: PDF | Video

Partilha:

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas

Naqueles dias, Maria pôs-se a caminho e dirigiu-se apressadamente para a montanha, em direcção a uma cidade de Judá. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, o menino exultou-lhe no seio. Isabel ficou cheia do Espírito Santo e exclamou em alta voz: «Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. Donde me é dado que venha ter comigo a Mãe do meu Senhor? Na verdade, logo que chegou aos meus ouvidos a voz da tua saudação, o menino exultou de alegria no meu seio. Bem-aventurada aquela que acreditou no cumprimento de tudo quanto lhe foi dito da parte do Senhor».
Palavra da Salvação.

(Lc 1, 39-45)

O Evangelho desta semana fala-nos da pressa e da alegria. Se bem nos lembramos, o anjo Gabriel tinha sido enviado à Virgem Maria para lhe anunciar que ela havia de ser mãe do Filho de Deus. Deus tinha escolhido Maria para ser mãe do seu próprio filho. Maria recebe esta notícia com espanto, mas acolhe esta vontade de Deus. Dá o seu “sim”. E acolhe como uma boa notícia, uma boa notícia que ela percebe que não é só para si. É uma notícia para todo o povo. Este povo que, desde há algum tempo, esperava já a visita de Deus, a vinda do Messias que viria libertar o povo da opressão, do pecado, que viria libertar o povo, também, do inimigo.

Ora Maria, portadora desta notícia, sabendo que a sua prima Isabel havia, também, de dar à luz um filho, ela que já era de idade avançada… Maria esquece-se das complicações que esta notícia traria à sua vida, pois ela estava noiva de José, não era ainda casada… Ver-se assim grávida… Ter que explicar que o filho era de Deus, que tinha vindo ao seu seio por obra do Espírito Santo... Pois, ela esquece-se destas complicações e põe-se a caminho. Ela entra nesta pressa, vai apressadamente ao encontro de Isabel, precisamente para lhe levar esta boa notícia, esta boa notícia que ela não queria guardar só para si. E tal não é a boa notícia, que ela quando se aproxima de Isabel, o menino que está no seio de Isabel, João Batista, primo de Jesus, dá pulos de alegria, no seio de Isabel, por se encontrar com Jesus. E, por isso, este encontro com Jesus, logo desde o momento em que Ele entra no seio de sua mãe, este encontro com Jesus, produz alegria naqueles que são visitados. Por isso, esta visita de Maria faz dela a primeira missionária. Ela é a primeira a levar esta boa notícia, a anunciar este Evangelho, a levar Jesus ao encontro de Isabel e de João Batista, porque ela percebe que esta notícia, este menino, que está a crescer dentro do seu seio, não é para si, é para dar ao mundo. Jesus é para levar ao mundo. Jesus produz alegria naqueles que O encontram.

Por isso, o desafio que vos deixava para esta semana é precisamente esse, de levar Jesus. Levar esta alegria deste Jesus que encontramos na nossa vida. Levá-lo ao encontro de uma pessoa que precise de receber esta visita de Jesus, alguém que esteja sozinho, alguém que esteja doente, alguém que não tenha um sentido para a sua vida. Sejamos nós, tal como Jesus, nesta pressa, a levar a alegria.

P. Hugo Gonçalves

Newsletter

Subscreve já a nossa newsletter e recebe em primeira mão cada novo episódio.