Naamã - Especial Figuras Bíblicas

P. Abel Ferreira | Paróquia de Monte Abraão

Descarrega: Sem PDF | Video

Partilha:

Esta semana queria-te falar de um outro personagem do Antigo Testamento: Naamã. Quem é este homem? Um general sírio.

Ora, 800 anos antes de Jesus, aconteceu uma guerra entre Israel e, talvez a maior potência militar daquela época, a Asíria. Este país tinha à sua frente um general que era o maior dos combatentes. Só que ele tinha um problema. Ele sofria de lepra. Ora, naquele tempo a lepra era uma doença horrível porque a pele como que ia apodrecendo aos poucos. Consegues imaginar estar a conversar, estar a relacionar-te com uma pessoa destas? Era horrível.

Ora, e o que é que acontece? Este homem quer ser curado. Mas, para isso, tem que ir ao campo do inimigo. Ele recebe uma notícia de que em Israel, o seu inimigo que ele tinha acabado de derrotar, há um profeta, alguém que o pode receber e o curar. Ora, o profeta manda-o fazer uma coisa muito simples, muito banal que era ir lavar-se no rio. Naamã fica completamente desnorteado porque não quer fazer aquela coisa tão simples. Mas porque é uma criada que lhe diz “vai fazê-lo”, ele faz e fica curado.

Deus hoje cura-te e salva-nos por coisas pequenas. Duas perguntas: Qual é hoje a tua lepra? O que é que te torna feio aos olhos de Deus? Estás disposto a curar-te?

Boa Quaresma.

P. Abel Ferreira

Newsletter

Subscreve já a nossa newsletter e recebe em primeira mão cada novo episódio.